Com esta aposta, pretende-se ir ao encontro dos hábitos de consumo do público português, uma medida que envolve um «avultado» investimento.

Até aos dias de hoje a emissão do História era partilhada pelos dois países ibéricos - Portugal e Espanha -, uma fórmula que, de acordo com os responsáveis do canal, dificultava a delineação e adequação da grelha de programação.

«Ter de programar um 'part-time' com uma hora de diferença, o fato de existirem hábitos de consumo diferentes e uma distinta visão do que é o documentário dificultava o trabalho. Assim, a solução passa por uma canal para cada território», explica ao SAPO TV a diretora-geral do canal História, Carolina Godayol.

A aposta «importante» em tempos de crise envolveu um «avultado» investimento. «Só por se ter de desdobrar o sinal em duas emissões diferentes exige muitas horas de trabalho e implica também com o grafismo, material técnico e com os direitos de alguns conteúdos exclusivos para Portugal», explica Carolina Godayol.

A responsável pelo canal adianta ainda que o comportamento da audiência portuguesa é distinto da espanhola. Com a criação de uma versão nacional, torna-se «mais fácil» gerir estas idiossincrasias.

Para celebrar este novo momento, o canal História emite em todas as noites de 21 a 31 de março, dois programas de produção nacional.

Os documentários «14 Anos, Tantas Vidas», sobre os contornos da guerra entre Portugal e os movimentos de libertação das suas províncias ultramarinas, «Vinho do Porto», que dá a conhecer as suas origens e os desafios deste produto considerado símbolo de Portugal, «Foz Côa» ou «D. João e a Conquista de Ceuta» são alguns dos conteúdos a ser emitidos pelo História.

A diretora-geral do canal adianta ainda ao SAPO TV que esta aposta na produção nacional do documentário é para continuar. «Se existem conteúdos interessantes, relevantes e apelativos, sim, pretendemos produzir mais e melhor», assevera.

Concebido especificamente para o mercado português, o canal História resulta de uma 'joint-venture' entre a Chello Multicanal e a A+E Networks, formada em 1998.

Espreitem aqui dois dos vídeos promocionais do canal:

Mãe e filha

Casal