No próximo dia 15 de abril são assinalados os 100 anos do desastre do Titanic e o canal História vai marcar a data com uma programação especial que terá como ponto culminante a estreia do documentário «Titanic: Mistério Resolvido», um grande trabalho exclusivo de duas horas de duração que vai ser emitido simultaneamente em todos os canais História do mundo.

O trabalho, - que foi possível graças à colaboração de numerosos cientistas e empresas especializadas em investigação subaquática e a utilização de tecnologias complexas -, contou com a participação da RMS Titanic Inc., a única empresa legalmente autorizada a recuperar e estudar os destroços do navio.

O documentário reúne as descobertas e conclusões da última expedição realizada ao local e contribui com importantes novidades sobre o trágico acontecimento. Entre os resultados da expedição, que não vão ser revelados na totalidade até à estreia do documentário, figuram a elaboração -pela primeira vez--, de um mapa completo e muito preciso da zona do naufrágio, construído graças a mais de 100.000 fotografias realizadas por robots submarinos autónomos, bem como a localização de numerosas peças do navio não descobertas até ao momento, entre elas cinco enormes caldeiras, uma porta giratória e uma escotilha.

Nos 25 anos que passaram desde a localização do local do naufrágio, ninguém tinha explorado a zona na totalidade e, por isso, ninguém possuía as chaves para saber o que aconteceu naquela fatídica noite. Quase metade da área do naufrágio continuava escondida e desconhecida e uma parte significativa do navio, que podia revelar a forma como se partiu, estava desaparecida. Agora, depois de 100 anos, cada centímetro do local é conhecido e cada peça do navio está documentada exatamente no sítio onde caiu no fundo do oceano há um século.

Enquanto outros programas que assinalam o aniversário do naufrágio mencionam teorias e especulações, o documentário do História«Titanic: Mistério Resolvido»apresenta novas descobertas baseadas em provas recolhidas no local para analisar o desastre e mostrar exatamente como o navio se partiu. A partir desta investigação, vamos ver quem ou o que provocou o desastre e quem ou o que foi acusado de forma injusta. É a verdadeira história do trágico naufrágio do Titanic.

Emissão: Domingo 15 de abril, às 22h00
© Canal História