BONSAI (BONSÁI)

Bonsai é um filme onde se celebra a literatura e o amor.

Julio e Emilia são dois estudantes de literatura que se conhecem numa festa em Valdivia, no Sul do Chile. Julio, para impressionar, diz a Emilia que leu Marcel Proust. Por sua vez, Emilia diz a Julio que também o leu. Os dois estão a mentir, apesar de, tanto um como o outro, serem verdadeiros apaixonados pela literatura.

Com o tempo vivem uma intensa relação de amor, sempre precedido por longas leituras. Um dia deparam-se com o conto "Tantalia", de Macedonio Fernández, sobre um casal apaixonado que usa um bonsai como símbolo da sua relação.

Realização: Cristián Jiménez
Intérpretes: Diego Noguera, Nathalia Galgani, Gabriela Arancibia
Chile, 2011, 95 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos

O REFÚGIO (LE REFUGE)

"Le Refuge" conta a história de Mouse (Isabelle Carré) que sobreviveu a uma overdose, mas é confrontada com a morte do namorado (Melvil Poupaud) e com uma gravidez indesejada.

O filme de François Ozon, como o próprio descreve na sua nota de intenções, guia o espectador através da fuga ao mundo da droga, pelos caminhos da procura de um refúgio perto do oceano e da natureza. Uma história sobre reparação, violência, sofrimento e ausência, de droga, de amor e do outro.

Realização: François Ozon
Intérpretes: Louis-Ronan Choisy, Pierre Louis-Calixte, Melvil Poupaud, Claire Vernet, Marie Riviere.
France, 2009, 88 minutos
Classificação: Maiores de 16