O futebol voltou a dominar as audiências televisivas, segundo a  análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands. Os jogos da Selecção Nacional no Mundial de 2018 na Rússia foram os mais vistos do ano.

De acordo com os dados, a partida da última jornada da fase de Grupos do Mundial de 2018 entre , tendo sido acompanhada por cerca de 3,1 milhões de portugueses - 75,5% de share. Em segundo lugar no top ficou o jogo que ditou o afastamento Selecção Nacional da competição - o jogo frente ao Uruguai foi visto por 2,9 milhões de espectadores.

Os jogos das equipas portuguesas na Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga também se destacam no top 20.

Para lá dos relvados... Final da Eurovisão foi o programa mais visto do ano

Excluindo os jogos de futebol, a Final do Festival Eurovisão da Canção, que se realizou em maio na Altice Arena, em Lisboa, foi o programa mais visto do ano. No total, a final do concurso organizado pela RTP foi acompanhada por uma média de 1,5 milhões de espectadores.

Em 2018, em segundo lugar no top ficou a Final do Campeonato da Europa de Futsal, que consagrou a Seleção Nacional como campeã europeia. A gala final de "Secret Story 7: Casa dos Segredos", da TVI, foi o tecreiro programa mais visto do ano, tendo conquistado cerca de 1,5 milhões de espectadores.

"Pesadelo na Cozinha", o debate especial sobre  "SuperNanny" e a novela "Herdeira" completam o top 10.

programas 2018