Em «A Guerra dos Tronos» o mundo é dos reinos mais fortes, mas na vida real pertence cada vez mais aos geeks. Quem o diz é George R. R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série televisiva, no teaser da entrevista ao SAPO que estará disponível na próxima segunda-feira.

Antes de os seus livros serem lidos por meio mundo, sobretudo os de «As Crónicas de Gelo e Fogo» (que estão na origem de «A Guerra dos Tronos»), George R. R. Martin começou por ser um autor publicado em revistas de banda desenhada. Ou melhor, na área de correio dos leitores dos comics de «Quarteto Fantástico» e «Os Vingadores» (sim, os mesmos que chegam às salas de cinema na próxima semana), algures nos anos 1960.

Ter as suas cartas publicadas nessas revistas foi, aliás, a alavanca para que o contato com a ficção se tornasse mais sério, tanto enquanto fã (ou mesmo «fanboy», uma categoria de fã mais acérrimo) como no papel de escritor e argumentista - que apesar de só nos últimos anos ter atingido maior mediatismo, apresenta um percurso longo e diversificado.

Se nessa altura o universo da ficção científica (ou parte dele, pelo menos) era apreciado apenas por um nicho, mais recentemente o panorama tem sido diferente - basta olhar para o sucesso da saga «O Senhor dos Anéis» (Tolkien é, de resto, uma das influências assumidas de Martin), para a proliferação de super-heróis no cinema (algo raro na década de 1960 e nas mais próximas) ou, claro, para a popularidade de «A Guerra dos Tronos», cuja boa aceitação da primera série, no ano passado, acabou por garantir mais leitores aos livros que a inspiraram.

«Esta é a melhor altura para se ser fanboy», garante o escritor norte-americano, realçando um contexto em que os geeks ou os nerds são cada vez menos uma exceção.

George R. R. Martin falou ao SAPO durante a sua passagem por Portugal, esta semana, a propósito da estreia nacional da segunda temporada de «A Guerra dos Tronos», agendada para o canal Syfy a 23 de abril, às 22h15.

É também na próxima segunda-feira que o SAPO TV publica a entrevista ao escritor, centrada nas suas suas expetativas e revelações acerca destes novos capítulos da saga.

Na sua visita a Lisboa, Martin participou também numa conversa com os fãs, esta quinta-feira, após o visionamento exclusivo do primeiro episódio da série nos cinemas UCI El Corte Inglès, em Lisboa.

Entrevista e edição @Gonçalo Sá/ Imagem @Luís Piçarra e Nuno Lobo