Joana Ribeiro, de apenas 19 anos de idade, inicia a sua carreira de atriz entrando pela porta da frente. Ela desempenhará um papel central na nova novela da SIC «Dancin'Days», vestindo a pele de uma filha disputada por duas mulheres, no caso as protagonistas Joana Santos e Soraia Chaves.

Joana abandonou o curso de Arquitectura para correr atrás do seu sonho de ser atriz, conforme ela própria revela ao SapoTV.
«Fiz um curso de um mês na New York Film Academy e aí tive a certeza de que era mesmo isto que queria fazer», conta-nos.

E como chegou ao casting da SIC?
«Na verdade foi o meu pai que teve conhecimento do casting e me incentivou a participar. Quando cheguei e vi aquela gente toda, nunca pensei chegar até aqui. Não sabia como era a «Mariana» (personagem que interpretará na novela) e por isso não tinha ideia de qual era o tipo de pessoa que procuravam. Mas fui ficando, fui fazendo outro e outro casting e acabei aqui», conta a jovem, verdadeiramente entusiasmada.

Quando perguntámos se sente o peso de trabalhar com atores já consagrados como Albano Jerónimo, Joana Santos, Soraia Chaves, a jovem responde, tranquila:
«Não, até agora não. Eles são todos maravilhosos e muito disponíveis para ajudarem, ensinarem, darem dicas, não existem vedetismos, por isso sinto-me muito integrada. Todos me receberam muito bem. E a SP (produtora) também me dá imenso apoio e me tem ajudado a construir a personagem».

Sendo estreante, onde foi buscar a inspiração para compôr «Mariana», uma jovem de 16 anos?
«Eu tenho 19 na vida real e acho que a 'Mariana' tem um bocadinho de todas as miúdas de 16 anos. Pensei em mim com essa idade e a personagem foi surgindo», diz ela.

Joana Ribeiro contou-nos ainda que tem um namorado e que acha que ele vai adaptar-se ao facto de passar a andar com uma figura pública:
«Ele sempre namorou com uma estrela (risos), por isso acho que vai correr tudo bem. Nós temos uma relação muito boa, muito forte, não penso que nada do que possa acontecer nos afecte», conclui a jovem atriz.