“Kintal di Belinha” é o nome do novo programa de música da RTP África. A estreia do programa dedicado à música cabo-verdiana acontece em maio, mas as gravações que decorrem na Cidade Velha já começaram.

O título do tema celebrizado pelos Ferro Gaita, Kintal di Belinha, dá nome ao programa musical que é gravado na Cidade Velha, na célebre Rua Banana (no antigo espaço “Nos Origem”).

O programa cuja produção envolve mais de 50 pessoas, tem um formato semelhante a uma tocatina de amigos, em ambiente informal, com entrada livre para o público assistir.

Cada semana há um artista convidado, sendo que no primeiro episódio, nada mais adequado do que os Ferro Gaita fazerem as honras da casa.

Em declarações à imprensa, Bino Branco, afirmou que a música conta uma história de dois irmãos e que envolve o “roubo” de uma galinha e uma festa no “kintal da Belinha”.

“Acredito que este espaço vai servir para divulgar a cultura de Cabo Verde”, acrescenta.

E, segundo comunicado da produção que está a cargo da ACI, Agência Cabo-verdiana de Imagens,  “o grande objetivo do projeto é levar os ritmos tradicionais cabo-verdianos ao mundo, através de grandes nomes e intérpretes, promovendo assim a valorização e internacionalização da música de Cabo Verde”.

O programa conta com uma banda residente de oito elementos que é liderada por Kaku Alves: Djodje, o próprio Kaku Alves e Paulino, nas guitarras; Ndu Carlos na percussão; Fany no cavaquinho; Vando na viola baixo; Totinho nos sopros e Breka no violino.

Soraia de Deus, da ACI, explica que um dos objetivos da produção é envolver as pessoas da Cidade Velha no projeto, tanto é que a entrada para assistir o programa é livre. No arranque das gravações marcaram presença no local o edil da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, bem como dois grupos de batucadeiras locais, entre outros convidados.

A apresentadora Sandra Lima veste a pele de “Belinha”, anfitriã do Kintal. O programa tem estreia agendada para o mês de maio, na RTP África.

O formato conta para já com 13 episódios sendo que a cada semana haverá vários convidados. Esta semana vão passar pelo Kintal os Ferro Gaita, Nancy Vieira e ainda Tcheka.

No final das gravações de cada programa o convívio continua com a animação do DJ Chef sendo que no local há ainda um serviço de bar e restauração.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.