O ator e realizador de televisão brasileiro Marcos Paulo morreu no domingo na sua casa, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, em resultado de uma embolia pulmonar.

Marcos Paulo, de 61 anos, iniciou a carreira aos 16, na telenovela "O morro dos ventos uivantes". No cinema, o seu filme de estreia foi "Eu transo, ela Transa", em 1972.

A carreira de realizador começou com o sucesso de público "Dancing Days", em 1978, após ter atuado numa dezena de telenovelas e percorrido as principais emissoras brasileiras, entre as quais a extinta TV Excelsior, Record, Bandeiras e finalmente a Rede Globo, onde se tornou mais conhecido.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se a direção da telenovela "Roque Santeiro" (1985), de Dias Gomes, e a atuação em "Tieta" (1989), obra de Jorge Amado adaptada por Aguinaldo Silva.

Marcos Paulo imortalizou-se ainda no papel do Primo Basílio, numa minissérie adaptada do romance homónimo do escritor português Eça de Queiroz.

Considerado um dos maiores "galãs" da televisão brasileira, Marcos Paulo foi casado com as atrizes Renata Sorrah, Flávia Alessandra e a modelo italiana Tina Serina e mais recentemente com a produtora cultura Antonia Fontenelle.

O corpo está a ser velado hoje no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde será cremado.

@SAPO/Lusa