As histórias clássicas conhecem uma reviravolta surpreendente em "Era Uma Vez", explorando um lado nunca antes visto. Os guionistas Edward Kitsis e Adam Horowitz ("Perdidos") convidam o espectador a conhecer de perto um conto de fadas moderno com reviravoltas emocionantes e traços de obscuridade, pleno de assombro e da magia própria das histórias mais queridas da nossa infância.

A série tem uma mistura de drama, romantismo, fantasia e intriga e o seu elenco é composto por Ginnifer Goodwin ("Big Love"), como Branca de Neve; Jennifer Morrison ("House", "Foi Assim que Aconteceu"), como a jovem protagonista Emma Swan; Robert Carlyle ("Ou Tudo ou Nada", "Trainspotting"), no papel de Rumplestiltskin; Lana Parrilla ("Spin City"), como Rainha Má; Jared Gilmore ("Mad Men"), como Henry; Josh Dallas ("Thor"), como Príncipe Encantado; e Raphael Sbarge ("O Tutor"), como Grilo Falante.

"Para assegurar que ninguém na terra dos contos de encantar e em especial Branca de Neve voltasse a ter direito a "finais felizes", a Rainha Má lançou um feitiço que encurralou todas as personagens das histórias de encantar, congelou-as no tempo e transportou-as para o mundo moderno em Storybrooke, sem memória do seu passado. Mas depois da chegada de Emma Swan à cidade tudo mudou...", conta o canal por cabo.

Na segunda temporada da série, que o AXN estreia em dezembro, a realidade e o mito começam a confundir-se, à medida de que as personagens começam a acordar do feitiço e se recordam aos poucos de quem são.

Contudo, para seu grande desgosto, e ao contrário do que esperariam, não regressam à Terra Encantada. Para piorar as coisas, Rumplestiltskin (ou Mr. Gold, como é conhecido em Storybrooke), num esforço para ganhar o braço de ferro que tem com Regina, a Rainha Má, acaba por introduzir a magia na cidade, lançando ainda mais a confusão. Nas histórias de encantar a magia tem o seu lugar, mas no nosso mundo pode ter consequências trágicas...

Agora as personagens da nossa infância têm que lidar também com a magia e procurar o seu caminho de regresso a "casa", à medida que outras personagens se vão revelando, velhas alianças são revisitadas e outros, que antes pensávamos serem absolutamente de confiança, vão revelando o seu lado mais obscuro.