Não ipomtra a odrem das lteras, úncia csioa imrpotatne é que a piremria e a útmlia ltera etejsam no lgaur crteo.

Como conseguiu ler esta frase? Descubra os truques e «atalhos» usados pelo nosso cérebro no divertido documentário que o National Geographic Channel exibe durante o mês de novembro.

Os nossos cérebros estão programados para dar um sentido a tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos e saboreamos ao mesmo tempo que tenta preencher as peças que faltam com o que as nossas expetativas sugerem e esperam. Isto ajuda-nos a compreender frases, mesmo quando as letras estão trocadas. Mas se os cérebros apresentam esta característica fantástica de processar o mundo à nossa volta, até que ponto podemos confiar realmente no nosso cérebro? O suficiente para realizar multitarefas como falar ao telemóvel enquanto conduzimos? Pensa que é fácil andar de bicicleta de olhos fechados ou escolher a pessoa correta num alinhamento policial depois de testemunhar um crime? Então pense outra vez...

No dia 10 de novembro, às 22h20, o NGC estreia a série documental «Teste o Seu Cérebro» que vai fazer «aumentar» o cérebro humano através de várias experiências interativas para comprovar o quão fácil é enganá-lo.

Fazendo uso de uma grande potência (12 watts), o cérebro é o responsável por cada pensamento fugaz que temos, por cada decisão que tomamos numa fração de segundo e pelo nosso complexo julgamento. No entanto, tem os seus próprios truques que, na maioria das vezes, não controlamos e que nos permite criar a nossa própria visão do mundo. Esta série de três episódios vai deixar os espectadores a considerar se devem, ou não, confiar no seu cérebro e em tudo o que está ligado a ele, desde a memória à multitarefa.

«Teste o Seu Cérebro» não é o tradicional documentário passivo em que os espectadores se limitam a ficar sentados no sofá e a absorver a informação, muito pelo contrário, esta minissérie será uma experiência única para os espectadores que vão ter a oportunidade de participar na experiência desafiando o cérebro com alguns jogos mentais e de ilusão.

Mágicos como David Copperfield sabem que a atenção do cérebro é como dinheiro mental: é limitado e é sempre preciso ter cuidado como é gasto. Uma distração subtil ou um truque rápido pode captar imediatamente a sua atenção - e a sua carteira - se cair nas mãos de um carteirista.

Copperfield e outros demonstram como uma forma elegante de controlo da atenção pode torná-lo bastante suscetível a uma «cegueira momentânea» - uma incapacidade de reparar em mudanças que acontecem mesmo debaixo do seu nariz. Este teste à sua capacidade de atenção pode ser feito no primeiro episódio, no dia 10 de novembro, às 22h20.

Se alguma vez viu alguma coisa que parece bastante dolorosa, por exemplo na televisão, e estremeceu n cadeira ou sentiu arrepios, não está sozinho. Acontece que, quando vê outra pessoa a fazer alguma coisa deste género, o nosso cérebro pensa que estamos realmente na ação o que pode levar a que realmente comece a passar por sensações como náuseas ou dores.

O episódio «Ver e Não Crer» (com estreia a dia 17 de novembro, às 22h20), expõe o modo como os sentidos podem ser explorados para fazer com que oiça, sinta e veja coisas imprecisas e que podem não existir. Além disso, este documentário apresenta um cego capaz de andar de bicicleta por conseguir «ver» com os ouvidos usando uma forma de ecolocalização que ele próprio inventou.

Tem uma boa memória? Imagine um final de tarde num parque urbano e um grupo de pessoas à sua volta a assistir a um truque de cartas. De repente, uma distração: uma mulher começa a gritar bem alto com um homem numa língua estrangeira. Um novo olhar e, de repente, você e outras 20 testemunhas têm assento na primeira fila para um assalto a acontecer no momento. Com o luxo de conseguir ver a cena em replay na sua cabeça, considera-se capaz de identificar o suspeito correto num alinhamento da polícia? Descubra como você e quase todas as outras testemunhas podem identificar o mesmo homem errado no mesmo alinhamento policial no episódio «Memória», emitido no dia 24 de novembro, às 22h20.

ESTREIA: Quinta-feira, dia 10 de novembro, às 22h20, no NGC
Emissão: Quintas-feiras, às 22h20, no NGC
Repetição: Sextas-feiras, às 6h09 e 9h20

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.