Enquanto a oitava e última temporada de "A Guerra dos Tronos" não chega, muitos fãs têm aproveitado para matar saudades de Tyrion Lannister, Cersei Lannister, Jon Snow, Sansa Stark, Daenerys Targaryen, Arya Stark e companhia, recordando os capítulos anteriores da série.

Mas ver um grande número de episódios de "A Guerra dos Tronos" seguidos pode ter consequências negativas. A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo Patient.info, que contou com a participação de duas mil pessoas.

De acordo com a investigação, citada pelo site Winter Is Coming, fazer uma maratona da série da HBO pode provocar ansiedade. E tudo piora se consumir snacks.  "Consumir estimulantes com açúcar, cafeína ou beber álcool -  tudo o que pode ser perfeito para acompanhar um episódio de 'A Guerra dos Tronos'- vai aumentar o stress e a ansiedade",  frisou a responsável pelo estudo, Nancy Sarah Jarvis, ao The Sun.

"Muitas vezes, o conteúdo pode ter um impacto no sono também. Violência, horror ou suspense podem deixar o espectador ansioso", acrescenta.

Mas "A Guerra dos Tronos" não é caso único. O estudo frisa que assistir a muitos episódios de uma determinada série tem consequências para a saúde. "Conhecemos há muito tempo os efeitos físicos que provoca o consumo de batata, mas também temos de nos consciencializar que, se não moderarmos os nossos hábitos de consumo de TV, também poderá ser altamente prejudicial para o nosso bem-estar mental, particularmente para os nossos filhos", explicou Nancy Sarah Jarvis.

Dos entrevistados, 27% confessaram  que tentam "adiar" o sono entre uma hora e meia a duas horas para continuar a ver os episódios. Já 22% dos inquiridos admitiu que vai dormir quase três horas mais tarde para conseguir ver mais capítulo de uma determinada produção televisiva.

O estudo concluiu ainda que 34% das pessoas inquiridas se sentem "mais vazias" depois de chegar ao fim de uma maratona e que 20% se sentem ligeiramente deprimidas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.