Esta semana o local escolhido foi Viena, uma cidade de avenidas largas e arborizadas, imponentes prédios históricos, palácios, museus e calçadas repletas de elegantes cafés e restaurantes, mas que, nem por isso, deixa de atrair uma população jovem ávida por diversão e cultura contemporânea. O programa vai para o ar esta sexta-feira, 16 de novembro, às 22:45, na RTP 1.

Conheça cada um dos portugueses intervenientes no programa que vão guiar o telespectador numa visita à capital da Áustria:

Dora Cruz, tradutora, 36 anos, natural de Coimbra.
A equipa de "Portugueses Pelo Mundo" encontra a Dora numa das carruagens da roda gigante no parque do Prater e aproveita para subir e conhecer um pouco da cidade. Segue para Naschmarkt, um mercado de comida muito frequentado pelos vienenses e, através das suas compras, fica-se a conhecer alguns dos alimentos típicos da região. A equipa diz adeus num dos mais típicos eventos austríacos: um baile, ao som de uma tradicional valsa.

Diana Pereira, arquiteta, 28 anos, natural do Porto.
A Diana encontra-se com a equipa de "Portugueses Pelo Mundo" na praça da Câmara, na qual está instalada um ringue de patinagem no gelo. Após contar como chegou à cidade, decide beber um vinho quente típico para aquecer. No 3º distrito, a equipa vai com a Diana visitar uma das obras mais emblemáticas do arquiteto austríaco Hundertwasser e segue de carro até Krems, a cidade onde se localiza a universidade que Diana frequenta. A equipa do programa despede-se da Diana no Wuk, um local alternativo e com um ambiente multicultural.

Nuno Oliveira, fotógrafo, 36 anos, natural de Lisboa.
É no lago Neusiedler que a equipa de "Portugueses Pelo Mundo" vê o Nuno a fazer kitesurf nas águas frias. Já em terra, e enquanto arruma o material, conta como chegou a Viena e aquilo que o atrai na cidade. A caminho do Museu da Música fica-se a conhecer a mulher e as filhas do Nuno. No museu, a equipa do programa acompanha a família em algumas atividades interativas. Mais ao fim da tarde, vão todos até ao 19º distrito, onde vive e, a partir do qual, seguem num carro alugado até às vinhas, onde um amigo enólogo explica as características do vinho produzido em Viena. O dia termina em família com um jantar caseiro em casa do Nuno, onde a equipa do programa é presenteada com uma "atuação" das suas filhas.

Rui Martins, investigador, 29 anos, natural de Lisboa.
Na estância de ski de Semmering, a equipa do programa da RTP 1 encontra-se com o Rui, que aproveita o clima da Áustria para disfrutar dos desportos de inverno. Volta a encontrá-lo no edifício do Center for Molecular Medicine, onde trabalha, e é convidada a espreitar um pouco do trabalho laboratorial que faz diariamente. À saída do trabalho, a equipa de "Portugueses Pelo Mundo" vai de transportes públicos até Karlplatz, onde faz uma visita aos canais subterrâneos da cidade que já foram palco de muitos filmes. À noite o ponto de paragem é no Prater, o local onde começou a viagem por Viena e onde grande parte da vida noturna acontece.