"Lucifer" chega à televisão numa série produzida por Tom Kapinos. O protagonista e a escrita da série são claramente influenciados pelos ritmos hedonistas de Hank Moody, a estrela de "Californication", a anterior produção deste autor.

O episódio piloto foi realizado por Len Wiseman, da saga cinematográfica "Underworld", e está visualmente sofisticado, mas uma quota-parte do sucesso vai inteiramente para a interpretação de Tom Ellis, o protagonista.

A série desenrola-se no presente em Los Angeles, quando, aborrecido de estar no inferno, Lucifer vem dar um passeio à Terra, mas começa a ter alguma compaixão pelos humanos e especialmente o desejo de contrariar Deus e os acontecimentos predestinados.

A sua predileção é ajudar Chloe Dancer, uma detetive de homicídios de LA (a cargo de Lauren German), a desvendar os crimes. Esta sente atração e repulsa por Lucifer uma vez que não deixa de sentir curiosidade por um homem com sotaque britânico afirmar ser imortal e ter o mundo aos seus pés. A química dos protagonistas e os diálogos, em tom de provocação, criam uma vibração positiva na série que foi apresentada na Comic Con de San Diego, gerando imenso entusiasmo na audiência.