Nasceu em Amarante e cresceu em Arcos de Valdevez mas dedica o seu novo disco a Lisboa. O motivo é essencialmente musical, ou não fosse esta a cidade que levou Marco Rodrigues a descobrir o fado e, pouco depois, a apaixonar-se por ele.

A paixão pelo fado levou também à rápida adesão a uma cidade "fantástica e com uma série de pontos de vista diferentes". E para os vários olhares que o fadista apresenta neste seu segundo disco (sucessor de "Fados da Tristeza Alegre, de 2006), muito contribuem as várias colaborações - algumas delas atípicas num álbum de fado.

Inês Pedrosa acedeu ao desafio de escrever uma letra e "falou da nossa portugalidade de uma forma muito leve e sem clichés", conta Rodrigues. Já Boss AC, "um excelente letrista", foi "a escolha natural" para o tema "O Homem do Saldanha", figura que muitos lisboetas (e não só) certamente já terão visto a acenar na Praça Duque do Saldanha (e a quem chamam "o senhor do adeus" mas talvez alguns não saibam que também é crítico de cinema).

"Queríamos falar de uma personagem da cidade de forma muito urbana e directa", explica o fadista, que neste tema se orgulha ainda do dueto com Carlos do Carmo. O "charmoso" teve, aliás, um papel determinante para o os primeiros passos de "Tantas Lisboas". "O Carlos do Carmo demonstrou, já desde o primeiro disco, que gostava bastante do meu trabalho e aqui funcionou como um conselheiro. Mostrei-lhe a maquete com dois temas e o feedback foi bastante positivo", recorda o jovem fadista.

Outro nome forte do fado, Mafalda Arnauth, também colabora num tema, "Valsa das Paixões". "Ela tinha o timbre ideal para este dueto e fez todo o sentido. A canção é um diálogo entre um príncipe e uma princesa e resultou muito bem", conta. "E é mesmo uma valsa, não é assumidamente um fado", assinala Rodrigues, destacando ainda que, mesmo que o fado tradicional seja "a grande matriz do disco", também há espaço para o fado-canção ou para uma balada da sua autoria. Um álbum com muitos estilos, alguns convidados e outras "Tantas Lisboas", portanto.

Texto @Gonçalo Sá
Vídeo @Frederico Batista e Gonçalo Sá